Dicas 1. Evite os pensamentos destrutivos. Substitua-os por outros que tragam segurança e confiança em si mesmo.
2. Esforce-se para ser positivo e saiba diferenciar os fatos reais dos que são fruto da sua imaginação.
3. Fixe-se nos fatos para ver se realmente há um conflito que você precisa solucionar. 4. Confie no(a) seu(sua) parceiro(a) e controle o tempo de interrogá-lo(a) sobre onde e com quem está a cada cinco minutos.
5. Quando você sentir esse impulso, pense imediatamente em si mesmo e faça alguma coisa de que goste muito.
6. Converse com o(a) seu(sua) parceiro(a) sobre o que está acontecendo com você em um momento em que se sentir tranquilo.
7. Assim você manterá o autocontrole e poderá explicar o que sente. Isso será impossível se você decidir falar em plena crise de ciúmes.
8. Converse sobre a sua percepção atual.
9. Não justifique os seus ciúmes com fatos do passado que já foram esclarecidos.
10. Quando você sentir que a situação está saindo do seu controle, converse com uma pessoa discreta e de confiança sobre o que está acontecendo: um amigo, um terapeuta, um médico.
11. Muitos fantasmas desaparecem quando você consegue falar sobre eles e crescem quando você os esconde ou nega.
12. Não culpe ninguém pelo que você sente. Nem a si mesmo.
13. Lembre-se de que você é responsável pelos seus atos, e que está tentando sinceramente superar esses ciúmes que fazem você sofrer. Importante * Os ciúmes sempre nascem de alguma insegurança. Conheça-se melhor e valorize os seus pontos positivos. * Assim você conseguirá a força e a segurança necessárias para superar os ciúmes e viver seus relacionamentos com liberdade e confiança.
Redes Socias