Ad Code

O Mercado de Ações: Como Funciona e Como Ganhar Dinheiro

Mercado de Ações: Como Funciona e Como Ganhar Dinheiro

O que são ações?

Quando você pensa em investimentos, a primeira coisa que vem à sua mente possivelmente é o complicado mundo do mercado de ações, contando os gráficos e números mirabolantes que somente um especialista poderia desvendar. Mas, na verdade, ganhar dinheiro com ações não é tão complicado como parece.

Para entender como funciona o mercado de ações, vamos analisar um exemplo simples. Imagine que você teve uma brilhante ideia e resolveu abrir seu próprio negócio. A ideia deu tão certo que você abriu outras filiais e sua empresa se tornou um sucesso. No entanto, você quer expandir ainda mais o seu negócio e transformá-lo em uma empresa de grandes proporções. Nesse momento, você decide abrir o capital da sua empresa e fazer um acordo com uma instituição financeira.

Essa instituição irá dividir a sua empresa em pequenas partes, chamadas de ações, e irá vender uma parte dessas ações na bolsa de valores. Enquanto você mantém a maioria das ações, você continua no comando da empresa. Esse processo é conhecido como IPO (Initial Public Offering) ou oferta pública inicial. Ao comprar uma ação, as pessoas estão comprando uma parcela da sua empresa, o que significa que elas se tornam sócias do seu negócio.

O que significa ser acionista?

Como acionistas, essas pessoas possuem direitos que vão desde participar das principais decisões da empresa até receber parte dos lucros através de dividendos. Por exemplo, se a sua empresa lucrar um valor hipotético de 100 bilhões de reais em um ano, quanto disso irá pertencer a você? Isso depende de quantas ações você possui.

No exemplo, você comprou 100 ações da Ambev em dezembro de 2016, gastando aproximadamente 1.600 reais. No total, existem mais de 15 bilhões de ações da Ambev emitidas, o que significa que as suas 100 ações não são tão importantes assim. Na prática, quem de fato decide os rumos da empresa, inclusive o que será feito com o lucro, é o conselho de administração.

No entanto, não se preocupe, esses conselhos costumam destinar boa parte dos lucros da empresa como dividendos para os acionistas. Essa quantia pode não te deixar rico, mas é melhor do que nada. Além disso, existem outras formas de lucrar com as ações.

Lucrando com as ações

Se você segurou as suas ações até março de 2018, por exemplo, suas ações da Ambev estavam valendo aproximadamente 2.400 reais, um aumento de 50% em pouco mais de um ano. Isso é bem mais do que a média do mercado e muito mais do que o rendimento de qualquer título de renda fixa.

Mas como acontece a compra e venda de ações? Para que haja uma negociação de uma ação, são necessárias pelo menos duas pessoas: uma interessada em comprar e outra interessada em vender essa mesma ação. Essas duas pessoas têm que estar de acordo sobre o valor dessa ação. Essa negociação acontece através de uma corretora, que faz a intermediação entre pessoas que querem vender suas ações por um preço e pessoas que desejam comprar essas ações pelo mesmo preço.

Milhões dessas negociações são feitas diariamente na bolsa de valores, e esse é o motivo pelo qual as ações sobem e descem o tempo todo. Basicamente, o preço de uma ação vai refletir as expectativas futuras que os investidores possuem sobre a lucratividade da empresa.

Se surge uma notícia que irá afetar negativamente as empresas, os investidores irão vender suas ações, o que fará com que o preço dessas ações caia. Já quando ocorre o oposto e surge um novo fato que irá influenciar positivamente os lucros da empresa, a demanda dos investidores por ações dessa empresa irá se tornar cada vez maior, o que fará com que o preço dessas ações suba.

Como as empresas se beneficiam das ações?

Imagine as empresas como uma pizza e as ações como os pedaços dessa pizza. Quanto maior for a pizza, maior será o tamanho dos pedaços. Se, por exemplo, a Embraer cria um novo modelo de avião que supere de longe os aviões de suas concorrentes e aumenta exponencialmente seus lucros, consequentemente, o tamanho da "pizza" da Embraer aumentará, assim como o valor de suas ações.

Isso é ótimo para os detentores dessas ações. Se uma ação da Embraer foi comprada por 38 reais e agora vale 50 reais, quando essa ação for vendida, essa valorização representará um lucro de 12 reais por ação.

Além disso, a empresa pode levantar fundos vendendo suas ações para investidores. Por exemplo, o Santander conseguiu captar mais de 13 bilhões de reais com a oferta de suas ações na bolsa brasileira em 2009.

Em resumo, o mercado de ações pode parecer complexo à primeira vista, mas no fundo é uma forma de investimento acessível a todos. Comprar ações de empresas confiáveis pode trazer bons rendimentos no longo prazo, mas é importante lembrar que também existem riscos envolvidos. Antes de investir, é recomendado buscar informações, estudar o mercado e contar com a ajuda de profissionais especializados.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender melhor como funciona o mercado de ações e como é possível ganhar dinheiro com ele.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.